slots review

5-HTP: o que é, para que serve e como tomar

Atualizado em dezembro 2023

O 5-HTP (5-hidroxitriptofano) é um suplemento obtido das sementes da planta medicinal Griffonia simplicifolia, indicado para aumentar a produção de serotonina no corpo, e auxiliar no tratamento de algumas condições de saúde, como depressão, ansiedade ou problemas para dormir, por exemplo.

Isto porque o 5-HTP age transformando o L-triptofano em serotonina, que é um importante neurotransmissor responsável por facilitar a transmissão dos sinais elétricos entre os neurônios, regulando o humor, sono, apetite e funções cognitivas, por exemplo. Veja outras funções da serotonina.

Desta forma, a suplementação com 5-HTP pode ser recomendada quando os níveis de serotonina estão baixos, e deve ser feita apenas com orientação médica, após avaliação do estado de saúde, e com doses individualizadas.

Imagem ilustrativa número 1

Como é produzido o 5-HTP

O 5-HTP (5-hidroxitriptofano), é um aminoácido produzido naturalmente pelo corpo que age transformando o L-triptofano em serotonina.

No entanto, após vários estudos, os investigadores descobriram que o 5-HTP também está presente num tipo de planta africana, além do corpo humano. O nome dessa planta é Griffonia simplicifolia e o 5-HTP utilizado para fazer as cápsulas de suplemento, vendidas em algumas farmácias e lojas de produtos naturais, é retirado das suas sementes.

Para que serve

Ainda não se conhece ao certo todos os efeitos do 5-HTP no corpo, no entanto, vários estudos estão indicando que pode ser útil para ajudar no tratamento de várias condições, como:

1. Depressão

Vários estudos, feitos com doses entre os 150 e 3000 mg de suplementação diária de 5-HTP, comprovam um efeito positivo sobre os sintomas da depressão, que parecem melhorar após 3 ou 4 semanas de tratamento contínuo com este suplemento.

2. Ansiedade

Ainda não existem muitos resultados sobre o uso do 5-HTP para tratar casos de ansiedade, no entanto, algumas investigações afirmam que doses baixas de 50 a 150 mg, por dia, podem ajudar a manter a ansiedade mais controlada.

3. Obesidade

Estudos recentes têm demonstrado que a suplementação regular com 5-HTP pode ajudar pessoas com obesidade ou excesso de peso, já que a substância parece ajudar a regular o apetite, aumentando a sensação de saciedade.

4. Problemas de sono

Embora existam poucos estudos feitos em humanos, investigações em animais têm mostrado que o 5-HTP pode ajudar a dormir mais facilmente e até ter uma melhor qualidade de sono. Isso possivelmente poderá ser explicado pelo fato de, ao aumentar os níveis de serotonina, o 5-HTP também contribui para uma maior produção de melatonina, o principal hormônio responsável por regular o sono.

5. Fibromialgia

Têm sido feitos vários estudos para tentar entender a relação entre os níveis de 5-HTP no organismo e a dor crônica. A maior parte desses estudos foram feitos em pessoas com fibromialgia, que pareceram ter uma ligeira melhora dos sintomas. No entanto, esses estudos são muito antigos e precisam ser melhor comprovados.

Como tomar 5-HTP

O uso de 5-HTP deve ser sempre orientado por um médico ou outro profissional de saúde com conhecimento em suplementação, já que as doses podem variar de acordo com o problema a tratar, assim como o histórico de saúde da pessoa.

Além disso, não existe uma dose recomendada de ingestão de 5-HTP, sendo que a maior parte dos profissionais aconselha doses entre os 50 e 300 mg por dia, iniciando-se com doses de 25 mg que podem ser aumentadas gradualmente.

Possíveis efeitos colaterais

Embora seja um suplemento natural, o uso contínuo e mal orientado de 5-HTP pode agravar os sintomas de algumas condições, como déficit de atenção e hiperatividade, depressão, transtorno de ansiedade generalizada ou doença de Parkinson, por exemplo.

Isso acontece porque, enquanto aumenta a produção de serotonina, o 5-HTP também pode reduzir a concentração de outros neurotransmissores importantes.

Outros efeitos mais imediatos podem incluir náuseas, vômitos, acidez, dor de barriga, diarreia e tonturas. Caso surjam, deve-se interromper a suplementação e consultar o médico responsável pelo tratamento.

Quem não deve tomar

O 5-HTP não deve ser usado em casos de insuficiência renal crônica, grávidas e em menores de 18 anos, especialmente se não existir qualquer tipo de orientação médica.

Além disso, o 5-HTP não deve ser utilizado em pessoas que fazem uso de antidepressivos, já que podem aumentar de forma excessiva os níveis de serotonina e causar sérios efeitos secundários, sendo alguns dos medicamentos: citalopram, duloxetina, venlafaxina, escitalopram, fluoxetina, paroxetina, tramadol, sertralina, trazodona, amitriptilina, buspirona, ciclobenzaprina, fentanila, entre outros. Por isso, caso a pessoa tome algum medicamento, é importante consultar o médico antes de iniciar o uso do suplemento 5-HTP.

slots review Mapa do site