merkur slots

Alimentos funcionais: o que são e para que servem

Atualizado em fevereiro 2023
Evidência científica

Os alimentos funcionais são aqueles que além das suas funções nutricionais básicas, também contém compostos bioativos que promovem a saúde e o bem-estar, e previnem o surgimento de doenças como diabetes, infarto, derrame e câncer.

Os alimentos funcionais são naturais e podem ser de origem animal, como os frutos do mar, os peixes e o iogurte, ou de origem vegetal, como as frutas, os legumes, os cereais integrais, as sementes e as leguminosas.

No entanto, para se obter os benefícios dos alimentos funcionais, eles precisam ser consumidos regularmente e devem fazer parte de uma alimentação saudável, associada com a práticas regulares de atividades físicas. Veja como fazer uma alimentação saudável.

Imagem ilustrativa número 3

Lista de alimentos funcionais

Alguns exemplos de alimentos funcionais são:

1. Chá verde

O chá verde é considerado um alimento funcional por conter catequinas, flavonoides e cafeína, que são compostos bioativos com ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória.

Para que serve: previne o surgimento do câncer, ajuda no emagrecimento, equilibra os níveis de glicose no sangue, regula a pressão arterial, melhora a memória e evita doenças cardíacas. Conheça todos os benefícios do chá verde.

2. Soja

Por conter compostos funcionais, como isoflavona, esteróis, estanóis e fibras solúveis e insolúveis, a soja é um alimento funcional com propriedades antioxidantes, antitumorais e anti-inflamatórias.

Para que serve: alivia os sintomas da menopausa, evita doenças cardiovasculares, combate a prisão de ventre, controla a diabetes e previne o surgimento de alguns tipos de câncer, como de cólon, de mama e de próstata.

3. Batata yacon

A batata yacon é rica em fibras solúveis e insolúveis, fruto-oligossacarídeos e inulina, que são compostos funcionais com ação probiótica, aumentando o crescimento de bactérias benéficas no intestino. 

Para que serve: melhora o funcionamento do intestino, controla os níveis de glicose no sangue, diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Veja outros benefícios da batata yacon para a saúde.

4. Frutas cítricas

Asfrutas cítricas, como limão, laranja, kiwi, acerola e abacaxi são funcionais, porque têm boas quantidades de flavonoides, que são compostos bioativos antioxidantes, antivirais, vasodilatadores, antibacterianos e anti-inflamatórios.

Para que serve: ajuda a prevenir envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, Alzheimer e câncer, e fortalece o sistema imunológico.

5. Uva roxa

A uva roxa é um alimento funcional por ser rica em taninos, catequinas, resveratrol e antocianinas, que são compostos bioativos com ação cardioprotetora, antioxidante e anti-inflamatória.

Para que serve: fortalece o sistema imunológico, melhora a cicatrização, previne o envelhecimento precoce, ajuda a evitar alguns tipos de câncer, como de cólon e de próstata, e diminui o colesterol sanguíneo. Veja mais benefícios do consumo da uva.

6. Cúrcuma

Acúrcuma é rica em compostos bioativos, como curcumina, demetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina, que têm ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e imunomoduladora.

Para que serve: ajuda na prevenção contra alguns tipos de câncer, alivia dores de cabeça e nas articulações, controla a diabetes, previne doenças alérgicas e trata problemas na pele.

7. Tomate

Por ter ótimas quantidades de fibras, licopeno e flavonoides, que são compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o tomate é classificado como um alimento funcional.

Para que serve: previne o surgimento do câncer de próstata, evita doenças no coração e fígado, mantém a saúde da pele, olhos e cabelos, fortalece o sistema imunológico e combate a prisão de ventre. Saiba como obter todos os benefícios do tomate.

8. Iogurte

Oiogurte é rico em probióticos, como Bifidobactérias e Lactobacilos, que são bactérias benéficas que atuam como imunomoduladores e reguladores da flora intestinal.

Para que serve: fortalece a imunidade, ajuda no tratamento da prisão de ventre, da síndrome do intestino irritável e da gastrite, previne o excesso de gases e o surgimento do câncer no cólon.

9. Sardinha

Além de fornecer gorduras e proteínas para o corpo, a sardinha é um alimento funcional por ser rica em ômega 3, que é um tipo de gordura saudável com ação antioxidante, anticoagulante e anti-inflamatória.

Para que serve: diminui o risco de doenças cardiovasculares, evita a formação de coágulos, previne a depressão e doenças auto-imunes, melhora o funcionamento do cérebro e a qualidade da pele.

10. Aveia

A aveia é um alimento funcional, porque além de fornecer boas quantidades de carboidratos e proteínas, também contém  beta-glucana e avenatramida, que são compostos com propriedades antioxidantes, sacietógenos e hipoglicemiantes.

Para que serve: reduz risco de câncer de cólon, melhora o sono e o funcionamento do intestino, ajuda no controle da glicemia, favorece a perda de peso e fortalece o sistema imunológico. Conheça todos os benefícios da aveia.

11. Feijão preto

Ofeijão preto é rico em fibras, saponinas e flavonoides, que são compostos bioativos com ação antioxidante, hipolipemiante e hipoglicêmica.

Para que serve: diminui o risco do câncer de cólon e doenças cardiovasculares, combate a prisão de ventre, equilibra os níveis de glicose no sangue e favorece o emagrecimento.

12. Semente de linhaça

Por ser rica em fibras, lignanas e ômega 3, que são compostos bioativos com ação anticancerígena, anti-inflamatória e antioxidante, a linhaça é considerada um alimento funcional.

Para que serve: diminui o risco de câncer e doenças cardiovasculares, evita a prisão de ventre, mantém a saúde dos olhos, previne a perda de memória, a ansiedade e a depressão. Veja outros benefícios da linhaça para a saúde.

merkur slots Mapa do site