Máquina de pesca

Cystex: para que serve, como tomar e posologia

Atualizado em dezembro 2023

O Cystex é um antisséptico das vias urinárias indicado para aliviar a dor, o ardor e o desconforto ao urinar, causado pela infecção urinária, que pode afetar a uretra, a bexiga ou os rins, como a cistite, uretrite ou pielonefrite, por exemplo.

Esse remédio contem na sua composição cloridrato de acriflavina, metenamina, cloridrato de metiltionínio e beladona com propriedades antissépticas e antiespasmódicas, permitindo limpar e diminuir a contração do canal da urina que causa dor ou queimação ao urinar.

O Cystex pode ser pode ser comprado nas farmácias ou drogarias em caixas com 24 comprimidos e deve ser utilizado com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Cystex é indicado para infecções urinárias, como: 

  • Cistite;
  • Uretrite;
  • Pielite;
  • Pielonefrite.

Esse remédio ajuda a aliviar os sintomas de infecção urinária, como dor, ardor ou desconforto ao urinar, podendo ser usado desde os primeiros sintomas de infecção urinária. 

O Cystex é antibiótico?

O Cystex não é antibiótico e não age causando a morte das bactérias responsáveis pela infecção urinária, mas possui propriedades antissépticas, que impede o crescimento excessivo dessas bactérias, e a eliminação do excesso de bactérias na urina.

Esse remédio pode ser usado para aliviar os sintomas da infecção urinária mais rapidamente, até que o antibiótico receitado pelo médico consiga controlar a infecção.

É importante ressaltar que o Cystex não substitui o tratamento com antibióticos receitado pelo médico, mas apenas complementa o tratamento, promovendo um alívio mais rápido dos sintomas.

O Cystex precisa de receita?

Embora não seja um antibiótico, o Cystex precisa de receita médica, sendo vendido em farmácias ou drogarias mediante apresentação da prescrição médica.

No entanto, existem opções de remédios para infecção urinária que não precisam de receita médica, como o suplemento de cranberry, por exemplo, que possui ação antioxidante e ajuda a impedir a proliferação das bactérias nas vias urinárias. No entanto, esse suplemento não substitui o tratamento médico com antibióticos. Veja os principais remédios para infecção urinária

Como tomar e posologia

O Cystex deve ser tomado por via oral, com um copo de água, em horários que não coincidam com as refeições. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem partir e sem mastigar.

A posologia do Cystex é de 2 comprimidos tomados de uma vez, de 8 em 8 horas, ou seja, em um período de 24 horas devem ser tomados 6 comprimidos.

No caso de se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Durante o uso do Cystex, a urina pode ficar com a cor azul, que é normal, devido ao cloreto de metiltionínio na composição do comprimido.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Cystex são náuseas, vômitos, diarreia, ressecamento da boca, aumento da sede, dificuldade para engolir ou falar, diminuição da vontade para urinar e vermelhidão ou ressecamento da pele.

Quem não deve usar

O Cystex não deve ser usado por mulheres grávidas ou por pessoas com insuficiência hepática ou glaucoma de ângulo aberto.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que têm alergia a penicilinas como amoxicilina, penicilina benzatina, ampicilina, carbenicilina, ticarcilina ou piperacilina, cefalosporinas como cefuroxima, cefdinir ou cefprozil, ou carbapenens, como imipenem ou ertapenem, por exemplo.

Máquina de pesca Mapa do site