6 ram slots

Como curar a ressaca rápido: 8 dicas simples

Atualizado em agosto 2023

Para curar a ressaca é importante fazer uma alimentação saudável, beber bastante água e tomar remédios, como Estomazil ou ibuprofeno, por exemplo, que ajudam a aliviar sintomas como enjoos, má digestão e dor de cabeça.

A ressaca acontece devido ao consumo de bebidas alcoólicas em excesso, que causa sintomas como enjoo, mal estar, sede excessiva, tontura e/ou dor de cabeça. Entenda melhor como acontece a ressaca.

No entanto, para evitar a ressaca, é recomendado ingerir bebidas alcoólicas com moderação e fazer refeições saudáveis antes e após a ingestão dessas bebidas.

Imagem ilustrativa número 2

Dicas para curar a ressaca

Algumas dicas que ajudam curar a ressaca mais rápido são:

1. Tomar café

Tomarcafé é uma bebida estimulante que ajuda a aliviar a tontura e a fraqueza. Além disso, o café possui ação anti-inflamatória e analgésica, ajudando a diminuir e prevenir a dor de cabeça em algumas pessoas.

No entanto, é importante não exagerar no consumo de café, já que o excesso favorece a desidratação e pode piorar os sintomas da ressaca. Assim, pode-se beber até 2 xícaras de café ao longo do dia.

2. Beber bastante água

Beber bastante água ajuda na cura da ressaca, porque o álcool causa a desidratação, o que provoca sintomas como dor de cabeça, tontura e sede excessiva.

Assim, é aconselhado beber de 1,5 a 2 litros de água ao longo do dia, podendo-se também incluir água de coco e chás. Saiba a quantidade de água indicada para cada pessoa.

3. Fazer uma alimentação saudável

Fazer uma alimentação saudável, incluindo frutas, legumes, proteínas com pouca gordura e cereais, ajudam a aumentar os níveis de glicose e sais minerais no organismo, aliviando os sintomas da ressaca.

Alguns alimentos que devem ser incluídos na alimentação incluem maçã, banana, uva, tangerina, melancia, tomate, abóbora, chuchu, arroz, pão, batata-doce, frango e peixe.

4. Beber chás com mel

Alguns chás como gengibre, hortelã-pimenta e boldo contêm substâncias com ação digestiva, antiespasmódica, analgésica e antiemética, ajudando a aliviar sintomas da ressaca, como enjoo, dor de cabeça e má digestão. Veja outros chás que ajudam a curar a ressaca.

Já o mel é rico em frutose, um tipo de carboidrato que fornece energia de forma rápida para o organismo, ajudando na recuperação da ressaca.

5. Beber sucos de fruta

Os sucos naturais de fruta, como laranja, manga ou melancia, são ricos em frutose, um tipo de carboidrato que aumenta os níveis de glicose no sangue, melhorando a disposição e aliviando a dor de cabeça.

6. Tomar sopas

Tomar sopas, como de tomate, de legumes ou de feijão, ajuda a repor o sódio e o potássio que o organismo perde pela urina durante o consumo de bebidas alcoólicas, ajudando a combater os sintomas da ressaca, como tontura, enjoo e fraqueza.

7. Dormir bem

Dormir bem ajuda a curar a ressaca, porque poucas horas de sono ou ter uma noite de sono ruim pode piorar os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, cansaço e irritabilidade.

8. Usar remédios

Alguns remédios, como o Estomazil e Pepsamar, ajudam a melhorar o mal estar e a má digestão. Já a aspirina alivia a dor de cabeça causada pela ressaca. Veja os melhores remédios para curar a ressaca.

Conheça outras dicas para se curar a ressaca no vídeo a seguir:

youtube image - Como curar a RESSACA rápido

O que causa a ressaca

A ressaca é causada pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool é transformado, no fígado, em ácido acético, e para isso tem que ser transformado primeiro em acetaldeído, uma substância mais tóxica que o álcool. Como o fígado leva muito tempo a fazer esta transformação, o álcool e o acetaldeído ficam circulando no organismo até serem transformados em ácido acético.

Assim, o acetaldeído se deposita em vários órgãos do corpo, causando toxicidade e provocando os sintomas da ressaca. Além disso, durante o metabolismo do excesso de álcool, o corpo não libera açúcar no sangue com tanta eficiência, podendo causar hipoglicemia. O álcool também aumenta a eliminação de água, podendo causar desidratação.

Como prevenir a ressaca

Algumas dicas para prevenir a ressaca são:

  1. Beber 1 copo de água ou de suco natural de fruta entre cada copo de bebida alcoólica e antes de dormir;
  2. Tomar 1 g de carvão vegetal ativado antes e após consumir bebidas alcoólicas;
  3. Fazer refeições saudáveis antes e após a ingestão de bebidas alcoólicas;
  4. Comer algo durante o consumo de bebidas alcoólicas.

Essas dicas ajudam a evitar a desidratação e a hipoglicemia, diminuindo o risco da ressaca.

Quando ir ao médico

É importante consultar um médico quando, além da dor de cabeça, enjoo e mal estar, também surgem outros sintomas, como convulsões, vômitos, alteração na respiração, alteração dos batimentos do coração, pele pálida, baixa temperatura corporal ou desmaio.

6 ram slots Mapa do site