fifa 23 prime gaming

Exercícios aeróbicos e anaeróbicos: o que são, benefícios e diferenças

Atualizado em junho 2023

Os exercícios aeróbicos são aqueles em que há o uso de oxigênio para gerar energia e normalmente são realizados por um longo período e possuem intensidade leve a moderada.

Por outro lado, os exercícios anaeróbicos são aqueles que não utilizam o oxigênio como fonte energia, sendo o metabolismo realizado no próprio músculo, e são praticados por um curto período de tempo e possuem intensidade de moderada a alta.

Tanto os exercícios aeróbicos quanto anaeróbios são importantes e possuem vários benefícios para a saúde, como melhora do condicionamento físico, aumento da força muscular e da resistência, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Conheça outros benefícios da atividade física.

Imagem ilustrativa número 1

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são aqueles em que é necessário o oxigênio para produzir energia. Esses exercícios normalmente são de longa duração, ativam mais de um grupo muscular e possuem intensidade de leve a moderada, sendo importante para melhorar a função cardiorrespiratória e estimular a resistência física, além de favorecer o gasto calórico.

Melhores exercícios aeróbicos

Alguns dos principais exercícios aeróbios são:

  • Corridas e caminhadas, que podem ser feitas tanto na rua quanto na esteira e são muito eficientes para a perda de peso e melhora do condicionamento físico. É importante realizar o exercício de modo que os batimentos cardíacos fiquem acelerados, mas não ao ponto da pessoa não conseguir falar ou passar mal. Apesar de ser um tipo de exercício seguro, é importante ter acompanhamento de um profissional, já que a prática incorreta de corridas, principalmente, pode levar a lesões no quadril ou no joelho;
  • Pedaladas, que podem aumentar o gasto calórico e, assim, auxiliar na perda de peso e tonificar os músculos inferiores, principalmente pernas e bumbum. Os exercícios na bicicleta são seguros e podem ser adaptados de acordo com as condições físicas da pessoa e, por ser um exercício de baixo impacto, pode ser praticado com grávidas, pessoas sedentárias ou com problemas nas articulações. Conheça os benefícios da bicicleta ergométrica;
  • Elíptico, também chamado de Transport, é um aparelho que proporciona o movimento tanto dos braços quanto das pernas, ativando praticamente todos os músculos e, assim, aumentando gasto energético;
  • Dança, que é um exercício aeróbico cuja perda calórica varia de acordo com a intensidade e modalidade da dança praticada. Veja quais são os outros benefícios da dança.

Além disso, exercícios como pular corda e subir e descer escadas, por exemplo, podem ser praticados em casa e são ótimos para estimular a circulação, melhorar o condicionamento e físico e trabalhar várias grupos musculares. Saiba quais são os exercícios aeróbicos que podem ser feitos em casa.

Principais benefícios dos exercícios aeróbicos

Os principais benefícios dos exercícios aeróbicos são:

  • Fortalecimento dos músculos cardíacos;
  • Melhora condicionamento físico;
  • Melhora a resistência cardiorrespiratória;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Tonifica os músculos dos membros inferiores.

Para garantir os benefícios dos exercícios aeróbicos, é importante que sejam praticados regularmente e que faça parte de uma rotina de alimentação saudável.

Exercícios anaeróbicos

Os exercícios anaeróbicos são aqueles de curta duração mas cuja intensidade é mais elevada, de forma que deve ser realizado um esforço mais intenso e há menor quantidade de músculos acionados, havendo maior produção de ácido lático.

Esses exercícios são praticados principalmente pelas pessoas que querem aumentar a massa magra e perder gordura, além de aumentar a resistência muscular, sendo esses exercícios ótimos aliados para o emagrecimento.

Melhores exercícios anaeróbicos

Os melhores exercícios anaeróbicos são:

  • Musculação e exercícios de força, em que os músculos são submetidos a um estresse e resistência, favorecendo o ganho de massa muscular, favorecer a perda de gordura corporal, melhorar a postura, fortalecer os ossos e melhorar função cardiorrespiratória. Veja outros benefícios da musculação;
  • Exercícios de velocidade, em que a pessoa deve realizar o esforço máximo durante um período específico ou durante a distância estabelecida.

É importante que os exercícios anaeróbicos sejam praticados de acordo com a orientação do profissional de educação física para garantir a execução correta e a intensidade elevada.

Principais benefícios dos exercícios anaeróbicos

Os principais benefícios dos exercícios anaeróbicos são:

  • Aumenta a resistência muscular;
  • Diminui a perda de massa óssea, além de fortalecer os ossos;
  • Enrijece a musculatura;
  • Diminui a concentração de gordura no organismo;
  • Promove o ganho de massa muscular.

Após o exercício anaeróbico o organismo continua gastando calorias, o que acelera o processo de emagrecimento. No entanto, para que a perda de gordura e ganho de massa muscular sejam constantes e estejam associados a outros benefícios para saúde é importante que esses exercícios sejam realizados associados à prática de exercícios aeróbicos, de acordo com a orientação profissional, e com uma dieta equilibrada recomendada por um nutricionista.

Como emagrecer de forma saudável

O emagrecimento de forma saudável é possível com a prática regular de exercícios físicos, tanto aeróbicos quanto anaeróbicos, que devem ser indicados por um profissional de educação física, e com uma dieta equilibrada que deve ser recomendada por um nutricionista. Saiba como fazer uma alimentação saudável para emagrecer.

Antes da prática de exercícios é importante realizar uma avaliação física, em que são medidos percentual de gordura, IMC, densidade óssea e percentual de água no organismo, e exames que possam indicar a saúde cardiovascular e respiratória, para que assim o profissional de educação física possa indicar o melhor exercício de acordo com a saúde da pessoa.

fifa 23 prime gaming Mapa do site