slots in react

15 melhores exercícios para emagrecer

Atualizado em novembro 2023

Os melhores exercícios para emagrecer são exercícios aeróbicos, como a caminhada rápida, corrida, pular corda, natação ou bicicleta, pois aumentam a frequência cardíaca e queimam muitas calorias.

Mas para emagrecer de forma eficiente e manter os resultados também é fundamental combinar os exercícios aeróbicos com exercícios de musculação, pois favorece a hipertrofia muscular, que é o aumento do tamanho do músculo, o que aumenta a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o repouso.

Os exercícios para emagrecer devem ser feitos com orientação do profissional de educação física ou personal trainer, de acordo com os objetivos e condições físicas de forma individualizada, e devem ser associados a uma dieta balanceada. Além disso, é importante também consultar um cardiologista para avaliar o estado de saúde geral e do sistema cardiovascular.

Imagem ilustrativa número 1

15 exercícios recomendados para emagrecer

Os exercícios melhores para emagrecer rápido são:

1. Musculação

A musculação é um exercício de força e resistência que, quando associado aos exercícios aeróbicos, pode maximizar a perda de gordura e aumentar o gasto de calorias em repouso, acelerando o emagrecimento.

Isso porque o aumento da massa muscular, contribui para acelerar o metabolismo pois os músculos gastam mais energia do que as células de gordura, o que é essencial para eliminar o excesso de peso. Confira outras formas de acelerar o metabolismo.

No entanto, para que isso aconteça, é importante que os treinos sejam regulares e que a pessoa siga uma dieta equilibrada e saudável.

Gasto calórico: a quantidade de calorias queimadas durante um treino de musculação podem variar entre 300 e 500 calorias por hora, mas esse valor depende de diversos fatores, principalmente intensidade, tipo de treino realizado e condições relacionadas à pessoa, como condicionamento físico, peso, estrutura física e genética.

Mas esse valor pode ser ainda maior, já que, como há ganho de massa muscular, as calorias continuam a ser queimadas até 48 horas após a realização do exercício, inclusive no repouso, desde que a pessoa treine de forma moderada a intensa, continue a praticar atividade física e a ter uma alimentação saudável. Conheça todos os benefícios da musculação para a saúde.

2. Caminhada rápida

A caminhada rápida é um exercício aeróbico que trabalha o sistema cardiovascular, melhora o condicionamento físico e a queima de calorias, ajudando no emagrecimento. Veja outros benefícios da caminhada.

Esse tipo de exercício pode ser feito ao ar livre ou na esteira na academia ou em casa, e deve ser feito de forma regular, sendo recomendado fazer pelo menos 150 a 300 minutos de caminhada ou outra atividade física moderada por semana, o que corresponde a ou 30 a 60 minutos, 5 vezes por semana, por exemplo.

Gasto calórico: com uma caminhada em ritmo rápido ou acelerado, é possível gastar cerca de 400 a 500 calorias em 1 hora. Confira um treino de caminhada para emagrecer.

3. Treino HIIT

O treino HIIT, ou High Intensity Interval Training, corresponde a um conjunto de exercícios que devem ser realizados em alta intensidade com o objetivo de acelerar o metabolismo e promover a queima de maior quantidade de gordura possível.

Os exercícios são realizados de forma intensa para elevar bastante os batimentos cardíacos e, por isso, é mais indicado para quem já pratica algum tipo de atividade física, embora existam treinos de HIIT para iniciantes, mas que consistem em numa série de exercícios mais fáceis.

Gasto calórico: este exercício é capaz de queimar até 400 calorias por hora. No entanto, para que essa quantidade de calorias seja atingida e o corpo continue a queimar calorias, mesmo após o término da atividade física, é importante que seja realizada sob orientação de um profissional de educação física, pois assim é possível atingir e manter a intensidade alta durante todo o exercício.

3. Crossfit

O treino de crossfit também é bastante intenso e exige maior capacidade cardiorrespiratória, já que o treino é realizado em circuito com alta intensidade e com pouco tempo de descanso entre os exercícios, e mobilidade das articulações, sendo, por isso, mais indicado para pessoas que estão mais habituadas a frequentar a academia.

Nesse tipo de treino são usados pesos diferentes, cordas, pneus e muitas vezes os exercícios são realizados, fora da academia ou ao ar livre.

Gasto calórico: pode-se queimar até 700 calorias em 1 hora. Para potencializar a queima de calorias, o emagrecimento e ganho de massa muscular, é importante que a prática do crossfit seja orientada por um profissional, principalmente se a pessoa for iniciante nesse esporte, for sedentária ou se possuir alguma limitação articular. Confira exercícios de crossfit para iniciantes.

4. Dança

As aulas de dança correspondem a uma forma dinâmica de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer e tonificar os músculos, aumentar a flexibilidade e se divertir, além de também ser uma ótima forma de queimar calorias e perder peso.

Alguns exemplos de aula de dança são samba, axé, funk ou zumba, por exemplo. Conheça os benefícios do zumba para a saúde.

Gasto calórico: dependendo do tipo de dança, pode-se queimar cerca de 500 a 800 calorias em 1 hora de aula de dança. No entanto, para conseguir queimar essa quantidade de calorias, é preciso que a atividade seja realizada de forma intensa.

5. Muay Thai

O Muay Thai é uma atividade física bastante intensa e completa, pois utiliza vários grupos musculares e exige preparo físico.

Os treinos de Muay Thai promovem a melhora da capacidade cardiorrespiratória e do condicionamento físico, fortalecimento e resistência muscular, além de promover a queima de calorias e o emagrecimento e melhorar a autoestima.

Gasto calórico: pode-se queimar cerca de 700 calorias por treino. No entanto, a quantidade de calorias varia de acordo com a intensidade do treino e com o preparo físico da pessoa, podendo chegar às 1500 calorias perdidas por treino quando a pessoa treina de forma intensa e já possui muito bom preparo físico.

6.Spinning

As aulas de spinning são feitas na academia em uma bicicleta ergométrica, utilizando diferentes intensidades.

Essas aulas, além e promoverem grande gasto de calorias e promoverem o emagrecimento, também promovem o fortalecimento dos músculos, a queima de gordura das pernas e a melhora da resistência cardiorrespiratória.

Gasto calórico: é possível queimar cerca de 600 a 800 calorias por hora. Para potencializar o gasto calórico das aulas de spinning, é preciso que a pessoa faça a aula de acordo com o que for instruído pelo instrutor.

7. Ciclismo

O ciclismo, da mesma forma que o spinning, é um exercício aeróbico que ajuda a aumentar a frequência cardíaca e a queima de calorias, favorecendo o emagrecimento. Confira mais benefícios da bicicleta.

Esse tipo de exercício é feito ao ar livre, em uma bicicleta com marchas, e de preferência que não tenha bateria. Para potencializar o emagrecimento, deve-se alternar a velocidade e a intensidade das pedaladas.

Gasto calórico: andar de bicicleta pode gastar cerca de 500 calorias em 1 hora.

8. Natação

A natação é um exercício completo, pois além de promover melhor condicionamento físico, ainda é capar de fortalecer os músculos e promover a queima de gordura, sendo uma boa opção de exercício para emagrecer para pessoas iniciantes ou que têm um estilo de vida sedentário.

Isso porque a natação é um exercício que não tem impacto nos ossos ou articulações.

Quando o objetivo é emagrecer, é preciso manter um ritmo constante e forte, isto é, pode-se atravessar a piscina nadando crawl e voltar de costas, por exemplo, como forma de 'descanso'.

Gasto calórico: a prática de natação pode promover a queima de até 400 calorias, desde que a pessoa mantenha o ritmo e permaneça constantemente em movimento.

9. Hidroginástica

A hidroginástica também é ótima para emagrecer e melhorar a capacidade cardiorrespiratória, além de ser um exercício de baixo impacto e que não sobrecarrega as articulações.

Por isso, esse exercício pode ser feito por pessoas que estão iniciando as atividades físicas, estão muito acima do peso ou têm problemas nas articulações que impedem de realizar outros exercícios físicos, por exemplo.

Gasto calórico: é possível queimar até 500 calorias por hora, mas que isso aconteça é preciso que se esteja sempre em movimento, o suficiente para ficar com a respiração ofegante.

10. Corrida

Os treinos de corrida são excelentes para promover o gasto calórico e a queima de gordura, podendo ser feito tanto na academia quanto ao ar livre.

Pode-se começar num ritmo mais lento, mas à cada semana é preciso ir aumentando a intensidade para alcançar melhores objetivos.

No caso das pessoas que não tem o hábito de correr ou que estão iniciando a prática de atividade física, a corrida pode não ser a melhor forma de para promover inicialmente o gasto calórico. Por isso, pode ser recomendado iniciar a prática de exercícios aeróbios com caminhada até que a pessoa sinta-se apta a iniciar a corrida.

Gasto calórico: o gasto calórico da corrida pode variar entre 600 e 700 calorias por hora, mas é preciso que a pessoa mantenha um bom ritmo, não faça muitas pausas e que o esforço realizado para fazer a atividade seja capaz de deixar a pessoa ofegante, sem conseguir conversar durante a corrida. Veja como começar a correr para emagrecer.

11.Body pump

As aulas de body pump são uma excelente forma de queimar gordura porque é feita com pesos e step, trabalhando os principais grupos musculares, o que promove o seu fortalecimento e aumento da resistência.

Além disso, esse exercício melhora também a capacidade cardiorrespiratória, já que exige maior condicionamento físico para realização dos exercícios.

Gasto calórico: pode-se perder até 500 calorias por hora, mas é preciso que seja feita no ritmo e intensidade indicados pelo instrutor.

12.Step

A aula de step é feita sobre uma plataforma semelhante a um degrau, sendo uma ótima opção de exercício aeróbico para emagrecer e perder barriga. Veja outros exercícios para perder barriga.

Esse exercício trabalha a parte cardiorrespiratória, o equilíbrio, a força, a resistência e a coordenação, além de promover a queima de muitas calorias, favorecendo o emagrecimento.

Gasto calórico: em 1 hora de aula de step pode-se perder de 400 a 600 calorias.

13. Pular corda

Pular corda é um excelente exercício para emagrecer, pois acelera os batimentos cardíacos e aumenta a queima de gordura.

Esse exercício deve ser evitados por pessoas muito acima do peso ou que tenham problemas ósseos ou nas articulações, uma vez que é de alto impacto.

Gasto calórico: é possível queimar cerca de 650 calorias em 1 h de exercício.

14. Boxing

O treino de boxing é um exercício que ajuda a queimar muitas calorias, pois trabalha o sistema cardiovascular, promove a redução da gordura corporal, além de tonificar os músculos.

Gasto calórico: em uma aula de 1 hora é possível queimar de 600 a 1000 calorias, o que varia com a intensidade dos exercícios.

15. Treino funcional

O treino funcional é uma ótima opção de exercício para emagrecer, pois trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, aumenta o metabolismo e o gasto calórico, além de promover o aumento da resistência muscular e do condicionamento físico.

Esses exercícios de funcional são realizados em alta intensidade, devendo ser feitos com orientação do profissional de educação física.

Gasto calórico: em 1 hora de aula, pode-se queimar até 500 calorias.

Independente do tipo de exercício físico para emagrecer, é importante manter a hidratação do corpo, sendo nestes casos recomendado beber goles de água durante os exercícios ou uma bebida energética caseira, por exemplo.

Assista o vídeo a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin sobre como preparar uma bebida energética caseira:

youtube image - Bebida Energética Natural | Para Treinar

Como começar a fazer exercício para emagrecer

Ao iniciar algum tipo de atividade física, deve-se passar por uma avaliação profissional de educação física, para verificar o peso, as dobras de gordura e a pressão arterial.

Além disso, é importante dizer os objetivos do treino, se é emagrecer, tonificar ou hipertrofia, para que o treino indicado pelo instrutor possa ser adequado ao objetivo.

Normalmente, o treino começa com exercícios aeróbicos, como bicicleta ou esteira, e depois o aluno pode ir para aula ou seguir o treinamento na sala de musculação. À medida que se vai ganhando resistência, os exercícios ou o ritmo da aula devem ser mais difíceis, exigindo um maior e melhor esforço dos músculos e do coração.

A frequência ideal é de 5 vezes por semana, sendo no mínimo 30 minutos por dia, com intensidade moderada ou vigorosa.

É importante também consultar um cardiologista antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, para avaliar o estado de saúde geral e o sistema cardiovascular, e assim, fazer os exercícios físicos com segurança.

Se deseja uma avaliação de um cardiologista, marque uma consulta na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Qual exercício emagrece mais rápido?

Para emagrecer 1 kg de gordura por semana, isto é, 4 kg de pura gordura por mês, deve-se realizar algum exercício que queime, aproximadamente, 600 calorias por dia, 5 vezes por semana, além da musculação diária.

Para alcançar a queima calórica pretendida, deve-se realizar o exercício durante 1 hora e manter a frequência cardíaca dentro do ideal, que deve ser de aproximadamente 60% e 75% da frequência cardíaca máxima.

Essa capacidade, no entanto, vai depender do seu condicionamento físico, idade e da intensidade do exercício. Fazer exercícios abaixo destes valores não ajudará a emagrecer mas pode trazer outros benefícios para saúde, como melhorar a capacidade cardiorrespiratória.

Exercícios para emagrecer em casa

Também é possível fazer exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular em casa, sendo uma boa forma de queimar gordura.

É possível fazer aulas online, caminhar rápido pela rua diariamente, correr começando por pequenas distâncias e ir aumentando a distância à cada semana. Veja como fazer um treino de corrida para queimar gordura.

slots in react Mapa do site