jogos yiv

Monuril: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em dezembro 2023

O Monuril é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções bacterianas nas vias urinárias, como cistite, síndrome uretrovesical, uretrite, bacteriúria assintomática na gravidez e tratar ou prevenir infecções urinárias que surgem após cirurgias ou intervenções médica, por exemplo.

Esse remédio contém fosfomicina trometamol na sua composição, que é capaz de eliminar bactérias das vias urinárias, aliviando os sintomas da infecção, como dor ou sensação de queimação ao urinar, vontade frequente para urinar, ou sensação de peso na bexiga. Saiba identificar todos os sintomas da infecção urinária.

O Monuril pode ser comprado em farmácias ou drogarias, em embalagens contendo 1 ou 2 envelopes, com 5,631 g de fosfomicina trometamol, equivalente a 3 g de fosfomicina, vendido mediante apresentação de receita médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Monuril é indicado para o tratamento de infecções bacterianas das vias urinárias, como:

  • Cistite aguda ou recorrente;
  • Síndrome uretrovesical bacteriana aguda;
  • Uretritebacteriana;
  • Presença de bactérias na urina na gravidez, sem sintomas de infecção;
  • Infecções urinárias pós operatórias.

Além disso, o Monuril pode ser indicado para prevenir infecções urinárias antes e/ou após cirurgias ou quando é necessário fazer exames de investigação com instrumentos no trato urinário.

O efeito do Monuril inicia-se entre 2 a 4 horas após a ingestão do remédio, e tem uma duração de 36 a 48 horas após sua administração.

Qual médico consultar?

Deve-se consultar o urologista no caso de infecções urinárias, pois é o médico especialista em doenças relacionadas ao sistema urinário.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Urologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como tomar

O Monuril deve ser tomado por via oral, de estômago vazio, ou seja, 2 a 3 horas antes ou após uma refeição, de preferência, à noite, antes de deitar e depois de urinar. 

O conteúdo do envelope de Monuril deve ser dissolvido em meio copo de água (cerca de 50 a 75 mL), mexendo bem até que o granulado esteja completamente dissolvido, e ingerir a solução imediatamente após o preparo.

A dose normalmente recomendada do Monuril para adultos é de 1 envelope em dose única, no entanto, pode variar de acordo com a gravidade da infecção e conforme orientação médica. Após o início do tratamento, os sintomas devem desaparecer em 2 a 3 dias.

Para infecções causadas por Pseudomonas, Proteus e Enterobacter, recomenda-se a administração de 2 envelopes, administrados em intervalos de 24 horas.

Para a prevenir infecções urinárias, devido a intervenções cirúrgicas e manobras instrumentais, recomenda-se que a primeira dose seja administrada 3 horas antes do procedimento e a segunda dose, 24 horas depois.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Monuril são diarreia, náusea, desconforto gástrico, sensação de queimação no estômago, dor de cabeça ou tontura. Embora seja mais raro, também pode ocorrer dor abdominal, vômitos, manchas avermelhadas na pele, urticária, coceira fadiga e formigamento.

Além disso, a fosfomicina pode causar efeitos colaterais que devem ser comunicados imediatamente ao médico responsável pelo tratamento, como diarreia aquosa ou com sangue, além de novos sintomas ou piora dos sintomas da infecção, como sensação de queimação ou dor ao urinar. 

O Monuril também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, formação de bolhas na pele ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave

Quem não deve usar

O Monuril não deve ser utilizado por pessoas que tenham alergia à fosfomicina ou a qualquer um dos componentes da formula. Esse remédio também deve ser usado com cautela por diabéticos, pois contém açúcar na sua composição.

Além disso, também não deve ser usado pessoas com insuficiência renal grave ou que estejam a fazer hemodiálise, e não deve ser usada por crianças.

O Monuril durante a gravidez ou amamentação, só deve ser usado com indicação e orientação médica. 

Assista o vídeo seguinte e saiba o que comer para prevenir e ajudar a tratar a infecção urinária:

youtube image - Infecção Urinária e Cistite | O que comer para Curar e Evitar
jogos yiv Mapa do site