bet 1win

Órgãos do corpo humano: quais são e principais funções

Atualizado em novembro 2023

Órgãos do corpo humano, como o coração, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, fígado, cérebro, medula espinhal, rins, bexiga, pulmões e gônadas, são responsáveis pelo bom funcionamento do corpo.

Cada órgão possui função específica, podendo participar na digestão de alimentos, absorção de nutrientes, eliminação de substâncias tóxicas, reprodução e controle e coordenação dos movimentos.

Além disso, de acordo com a sua função no organismo, os órgãos do corpo humano podem ser divididos em grupos, chamados de sistemas, como sistema digestório, nervoso, cardiovascular, respiratório, urinário e reprodutor.

Imagem do corpo humano com os principais órgãos
Imagem do corpo humano com os principais órgãos

Órgãos do sistema digestório

Os principais órgãos do sistema digestório são:

1. Esôfago

O esôfago é um órgão localizado no pescoço e tórax que tem um formato de tubo e é responsável por conduzir o alimento da boca até o estômago. É formado especialmente por músculos que se contraem ao deglutir o alimento facilitando o seu transporte. 

Sintomas de problemas no esôfago: dificuldade ou dor para engolir alimentos, sensação de queimação na garganta e engasgos frequentes, o que pode ser sinal de  problemas no esôfago, como acalásia e refluxo gastroesofágico. Confira causas de queimação na garganta.

2. Estômago

O estômago é um órgão oco que fica na parte superior do abdome e aproximadamente no centro. Sua principal função é a digestão de alimentos por meio da produção de suco gástrico, que contém enzimas capazes de degradar os alimentos e destruir a maioria dos microrganismos ingeridos. 

Sintomas de problemas no estômago: queimação no abdome, sensação de barriga cheia ou saciedade rápida, mesmo após pequenas refeições, e arrotos frequentes, o que  pode indicar problemas no estômago, como azia, úlcera gástrica e gastrite. Saiba o que pode ser a dor no estômago.

3. Fígado

O fígado está localizado no abdome e sua maior parte fica abaixo das costelas do lado direito do corpo. Este órgão tem a função de metabolizar proteínas, carboidratos, hormônios e substâncias estranhas ao organismo e produzir a bile, um líquido que auxilia na digestão dos alimentos.

Além disso, o fígado também participa na filtração e armazenamento do sangue, produção de fatores da coagulação, armazenamento de ferro e vitaminas no corpo, por exemplo. 

Sintomas de problemas no fígado: as alterações no fígado podem ser inicialmente identificadas por meio de sintomas como dor abaixo das costelas do lado direito, pele e olhos amarelados, inchaço no abdome e fezes claras. Conheça mais sintomas de problemas no fígado.

4. Vesícula biliar

A vesícula biliar é um órgão oco que tem o formato semelhante ao de uma pera e está localizada logo abaixo do fígado. A vesícula fica conectada ao fígado, pâncreas e intestino delgado por meio de ductos conhecidos como vias biliares.

A principal função da vesícula biliar é armazenar a bile e liberá-la durante a digestão dos alimentos no intestino delgado. Entenda melhor a função da vesícula biliar

Sintomas de problemas na vesícula biliar: é comum problemas na vesícula biliar causarem náusea e dor abaixo das costelas do lado direito, especialmente após fazer refeições volumosas e ricas em gordura, por exemplo. 

5. Pâncreas

O pâncreas fica no abdome logo abaixo do estômago e é uma glândula que é responsável pela secreção do suco pancreático, uma mistura composta por enzimas e bicarbonato de sódio, que é liberada no intestino delgado para a digestão de alimentos.

Além disso, o pâncreas também produz hormônios, como a insulina e glucagon, que são liberados no sangue e controlam os níveis de glicose no organismo. Confira as principais funções do pâncreas.

Sintomas de problemas no pâncreas: sintomas como diarreia, dor na parte superior do abdome que se estende para as costas e descontrole dos níveis de glicose no sangue, por exemplo, podem indicar problemas no pâncreas. 

6. Intestino delgado e grosso

O intestino delgado é um órgão do abdome dividido em três partes, o duodeno, jejuno e íleo, que recebe os alimentos parcialmente digeridos no estômago, a bile liberada pela vesícula biliar e o suco pancreático para continuar a digestão.

Já o intestino grosso é dividido em ceco e cólons ascendente, transverso, descendente e sigmoide, e está conectado ao intestino delgado, recebendo deste o material restante da digestão. 

Enquanto a principal função do intestino delgado é a absorção de nutrientes para a corrente sanguínea, o intestino grosso é responsável especialmente pela absorção dos nutrientes e água restantes da digestão e formação das fezes. Entenda melhor as funções do intestino delgado e grosso.

Sintomas de problemas no intestino: os principais sintomas de problemas no intestino são inchaço no abdome, diarreia, dor espalhada pela barriga, náusea, vômitos, excesso de gases e sangue nas fezes.

Em caso de suspeita de alterações no sistema digestório, é recomendado consultar o gastroenterologista.

Órgãos do sistema respiratório

Os principais órgãos do sistema respiratório são:

1. Laringe

A laringe é um órgão no pescoço que mede cerca de 5 cm de comprimento e faz parte das vias aéreas, conectando a garganta à traqueia e aos pulmões. 

As principais funções da laringe são evitar que alimentos cheguem aos pulmões durante a respiração e na produção da fala.

Sintomas de problemas na laringe: rouquidão, falta de ar, respiração ruidosa e engasgos são os principais exemplos de sintomas que podem indicar problemas na laringe.  

2. Traqueia

A traqueia é um órgão que se estende pelo pescoço e tórax formado principalmente por cartilagem e que tem o formato de um tubo, conectado a laringe aos pulmões. Sua principal função é conduzir o ar até os pulmões, que é a parte final das vias aéreas.

Sintomas de problemas na traqueia: sintomas como tosse, dificuldade para respirar e respiração ruidosa podem ser indicativos de problemas na traqueia, como traqueíte e obstrução das vias aéreas.

3. Pulmões

O corpo humano possui dois pulmões, que ficam no interior da caixa torácica, um de cada lado do corpo. Os pulmões são responsáveis por fazer as trocas gasosas, permitindo a absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico pelo organismo.

Sintomas de problemas nos pulmões: é comum doenças pulmonares provocarem sintomas como tosse, falta de ar, respiração acelerada, chiado no peito e cansaço. Confira mais sintomas de doenças pulmonares.

Em caso de suspeita de alterações no sistema respiratório, é recomendado consultar o pneumologista.

Órgãos do sistema urinário

Os principais órgãos do sistema urinário são:

1. Rins

Existem dois rins no corpo humano, um de cada lado do corpo, localizados na parte inferior do abdome. Estes órgãos são especialmente responsáveis por filtrar o sangue, removendo o excesso de água e outras substâncias do corpo pela urina.

Além disso, os rins também desempenham outras funções, como a regulação da pressão arterial e a produção de eritropoietina, um hormônio que estimula a formação de novos glóbulos vermelhos no organismo.

Sintomas de problemas nos rins: os principais sintomas de problemas nos rins são excesso ou diminuição da urina, dor nas costas, inchaço no corpo, urina espumosa e cansaço. Veja mais sintomas de problemas nos rins.

2. Bexiga

A bexiga é um órgão triangular na parte inferior do abdome que se liga aos rins por meio de dois canais conhecidos como ureteres. Este órgão é responsável por receber e armazenar a urina produzida pelos rins. 

Sintomas de problemas na bexiga: sintomas como dor na parte inferior do abdome, urina com sangue e vontade urgente ou frequente de urinar, são exemplos de sintomas que podem indicar problemas na bexiga. Saiba o que pode ser a vontade frequente de urinar.

Em caso de suspeita de alterações no sistema urinário, é recomendado consultar o urologista, e especialmente para problemas renais, consultar o nefrologista.

Órgãos do sistema nervoso

Os principais órgãos do sistema nervoso são:

1. Cérebro

O cérebro é formado por células conhecidas como neurônios e é composto pelos hemisférios cerebrais, cerebelo e tronco encefálico. Este órgão é responsável por funções como controle dos movimentos do corpo, sentidos, emoções, linguagem, pensamento e memória.

Além disso, o cérebro também coordena o funcionamento de outros órgãos, regulando a respiração, digestão e deglutição, por exemplo, por meio do sistema nervoso autônomo.

Sintomas de problemas no cérebro: os principais sintomas de problemas no cérebro são fraqueza muscular, perda da coordenação dos movimentos, confusão mental, tremores e dificuldade de raciocínio ou memória, o que pode ser indicativo de AVC ou Alzheimer, por exemplo.

2. Medula espinhal

A medula espinhal é um órgão que começa na parte inferior do tronco encefálico do cérebro e se estende pelo interior da coluna vertebral. A sua função é conduzir os impulsos nervosos do cérebro para o restante do corpo, o que é feito por meio de nervos.

Sintomas de problemas na medula espinhal: sintomas como fraqueza muscular, diminuição do tônus e incontinência urinária podem ser indicativos de problemas na medula espinhal.

Em caso de suspeita de alterações no sistema nervoso, é recomendado consultar o neurologista.

Órgãos do sistema cardiovascular

Os principais órgãos do sistema cardiovascular são:

1. Coração

O coração é o principal órgão do sistema cardiovascular, sendo responsável por bombear o sangue pelos vasos sanguíneos. Além disso, o coração também participa na regulação da pressão arterial.

Sintomas de problemas no coração: problemas no coração podem causar sintomas como alterações dos batimentos cardíacos, dor no peito que tende a piorar aos esforços e se espalhar pelo braço, ombro ou pescoço do lado esquerdo e inchaço nas pernas. Conheça mais sintomas de problemas do coração.

2. Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos formam uma rede de vasos por todo organismo, sendo responsáveis por levar o sangue bombeado pelo coração para os órgãos do corpo, permitindo o seu funcionamento. 

Por meio sangue, nutrientes e oxigênio chegam até os órgãos e substâncias produzidas pelo metabolismo das células e gás carbônico são removidas para serem eliminadas pelos rins, fígado e pulmões.

Sintomas de problemas no vasos sanguíneos: dependendo dos vasos afetados, podem surgir sintomas como dor no local, cãibras, fadiga muscular e feridas na pele. 

Em caso de suspeita de alterações no sistema cardiovascular, é recomendado consultar o cardiologista.

Órgãos do sistema reprodutor

Os principais órgãos do sistema reprodutor são:

1. Gônadas

Enquanto nas mulheres as gônadas são ovários, que são dois e se localizam um de cada lado do útero na pelve, nos homens, as gônadas correspondem aos testículos, que também são dois e ficam na bolsa escrotal. 

Estes órgãos têm a função de produzir hormônios sexuais, como estrogênio, progesterona e testosterona. Além disso, os ovários contêm os óvulos, e são nos testículos onde os espermatozoides são produzidos.   

Sintomas de problemas nas gônadas: os principais sintomas de problemas na gônadas são  infertilidade, atraso do desenvolvimento ou desenvolvimento precoce de características sexuais, como crescimento de pelos e das mamas, irregularidades menstruais e diminuição da libido.

2. Vagina e pênis

A vagina é um órgão do sistema reprodutor feminino que tem a função de permitir a saída da menstruação e proteger o corpo contra a invasão por microrganismos, além de ter função reprodutiva.

Enquanto o pênis, é um órgão do sistema reprodutor masculino com função reprodutiva e para micção.

Sintomas de problemas nos órgãos genitais: feridas, coceira, corrimento amarelado ou dor nos órgãos genitais, dificuldade para urinar e desconforto durante as relações sexuais são sintomas que podem indicar problemas nos órgãos genitais.

3. Útero

O útero é um órgão feminino que se localiza na pelve e que tem a função de permitir a gravidez, servindo como local de implantação do óvulo fecundado, e proteger o bebê durante o seu desenvolvimento, além de ser responsável pela menstruação. 

Sintomas de problemas no útero: alguns sintomas de problemas no útero são sangramento vaginal fora do período menstrual, menstruação prolongada ou intensa, ciclos menstruais muito curtos e dificuldade para engravidar.

Em caso de suspeita de alterações no sistema reprodutor, é recomendado consultar o ginecologista, para as mulheres, ou consultar o urologista, no caso dos homens.

bet 1win Mapa do site