bet90

7 suplementos alimentares para a menopausa

Atualizado em agosto 2023

Alguns suplementos como vitamina E, Vitamina D e Cálcio podem ajudar a prevenir o risco de doenças que podem surgir durante a menopausa, como a osteoporose e a diabetes, por exemplo.

Além disso, o ômega 3 e os fitostrogênios também podem ajudar a aliviar os sintomas característicos desse período, como ondas de calor, secura vaginal e alteração de humor. Conheça outros sintomas da menopausa.

Essas vitaminas para menopausa podem ser obtidas através do consumo de alimentos ou da suplementação, que deve ser feita de preferência com a recomendação de um médico, ou nutricionista, que irão prescrever os tipos e as quantidades de vitaminas e minerais adequados para cada pessoa.

Imagem ilustrativa número 1

1. Vitamina E

A vitamina E tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater os radicais livres, melhorando a saúde e aparência da pele, evitando o envelhecimento precoce. Conheça os alimentos mais ricos em vitamina E.

Além disso, a vitamina E também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitar doenças cardiovasculares coração e prevenir o surgimento de doenças neurológicas, como o Alzheimer.

2. Cálcio

Ocálcio ajuda a reduzir o risco de osteoporose, especialmente para as mulheres que não optaram ou não podem fazer terapias de reposição hormonal.

Os suplementos de cálcio devem ser tomados junto com os alimentos, porque a presença de outras vitaminas e minerais ajudam a aumentar a sua absorção. Saiba quando o suplemento de cálcio é indicado.

3. Vitamina D

A vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio, melhorando a saúde óssea, prevenindo a osteoporose e evitando a ocorrência de fraturas. Veja como tomar os suplementos de vitamina D.

4. Fitoestrogênios

Os fitoestrogênios são compostos semelhantes aos estrogênios humanos e que, por isso, podem ajudar a aliviar os sintomas de menopausa como o suor noturno e a irritabilidade.

Os fitoestrogênios podem ser encontrados em alimentos como a soja e produtos de soja, tofu, linhaça, sementes de gergelim e feijão. Além disso, os fitoestrógenos também podem ser encontrados na forma de suplementos, como lecitina de soja. Conheça alguns alimentos fontes de estrogênio.

5. Ômega 3

O ômega 3, além de contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, também ajuda a prevenir o câncer de mama e a depressão, cujo risco aumenta na menopausa. Confira outros benefícios do ômega 3.

6. Polifenóis

Os polifenóis são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, além de prevenir o envelhecimento precoce, daí a importância da sua inclusão na dieta e da suplementação para esta fase da vida. Veja alimentos ricos em polifenóis

7. Vitamina C

A vitamina C é um tipo de vitamina hidrossolúvel que atua como antioxidante e participa em diversos processos metabólicos, como favorecer a produção de colágeno, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão que aparecem com a idade, promovendo também a saúde do cabelo e das unhas, além de ser fundamental para a formação de cartilagens, tendões, ligamentos e outros tecidos e estruturas do corpo, sendo uma vitamina importante durante a menopausa.

Veja outras dicas para se sentir melhor na menopausa no vídeo a seguir:

youtube image - MENOPAUSA | Dieta para Aliviar Sintomas
bet90 Mapa do site